...

QUESTÕES OBJETIVAS AGENTE COMUNITÁRIO

by user

on
Category: Documents
4

views

Report

Comments

Transcript

QUESTÕES OBJETIVAS AGENTE COMUNITÁRIO
QUESTÕES OBJETIVAS ­ AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE 01. Em se tratando de saúde, quais são as principais atribuições do agente comunitário de saúde? a) b) c) d) Promoção da saúde e prevenção de doenças. Promoção e prevenção da saúde. Prevenção da saúde e promoção de doenças. Prevenção e promoção de doenças. 02. O agente comunitário de saúde deve obrigatoriamente morar: a) b) c) d) Na mesma rua da unidade onde atua. No mesmo bairro da unidade onde atua. Em outro bairro, menos no da unidade onde atua. Nenhuma das alternativas esta correta. 03. Quem planeja, gerencia, coordena e avalia as ações dos agentes comunitários da saúde? a) b) c) d) Médico. Dentista. Enfermeiro Auxiliar de enfermagem. 04. Qual a finalidade do SUS? a) b) c) d) Atender a todos e cobrar somente daqueles que têm condições de pagar. Atender a todos somente com a apresentação da declaração de renda. Atender a todos, porém cobrar devido ás condições do indivíduo. Atender a todos, sendo proibidas cobranças de dinheiro sob qualquer pretexto. 05. Na lei nº 10.507/02 o grau de formação exigido pára que a pessoa possa atuar como um agente comunitário da saúde é? a) b) c) d) Ensino fundamental. Ensino médio Ensino superior. Não exige formação. 06. É de responsabilidade do Ministério da Saúde ao PACS: a) Prestar assessoria técnica aos municípios em todo o processo de implantação, monitoramento e de gerenciamento do programa. b) Definir normas e diretrizes para implantação do programa. c) Definir Unidade Básica de Saúde para referência e cadastramento dos Agentes Comunitários da Saúde no SAI/SUS. d) Comprovas a existência de Fundo Municipal de Saúde ou conta especial para saúde. 07. Um ACS é responsável pelo acompanhamento de máximo quantas famílias ou pessoas? a) No máximo 150 famílias ou 300 pessoas. b) No máximo 300 famílias ou 500 pessoas c) No máximo 150 famílias ou 750 pessoas. d) No máximo 300 famílias ou 900 pessoas.
08. Em qual das situações abaixo ocorre à substituição do ACS? a) b) c) d) Não cumprir as metas até o fim do mês. Ter mais de três faltas durante o mês. Contrair uma doença contagiosa. Não residir mais na área de sua atuação. 09. Das alternativas abaixo qual não é atribuição do ACS? a) b) c) d) Trabalhar somente dentro da unidade de saúde. Realização do cadastramento das famílias; Participação na realização do diagnóstico demográfico. Realização do acompanhamento das micro­áreas de risco; 10. Qual o significado das seguintes siglas: DST, SIDA e TB, respectivamente: a) Doente Sexual Transmitido, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, Tétano. b) Doença Sexualmente Transmissível, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, Tuberculose. c) Doença Sexualmente transmitida, Síndrome Imunodeficiente Adquirida, Tétano. d) Doença Sexualmente transmitida, síndrome da imunodeficiência Adquirida, Tuberculose. 11. Qual o instrumento que possibilita a vinculação dos procedimentos executados em qualquer unidade do SUS ao usuário, ao profissional que realizou e também à unidade de saúde onde foram realizados? a) b) c) d) Carteira de Identidade. CPF. Cartão SUS. Título de eleitor. 12. Quais os locais da realização das atribuições do ACS? a) b) c) d) Nos bairros mais onde a unidade de saúde de atuação não atende. Somente na unidade de saúde onde atua. Somente nos domicílios. Nos domicílio, área de abrangência e unidade de atuação. 13. O CMS é composto por representantes dos municípios. Fiscaliza as ações das secretarias da saúde e realiza o controle social da saúde. Qual o significado desta sigla? a) b) c) d) Conselho Municipal de Saúde. Conselho Médico de Saúde Comissão Municipal de saúde. Comissão Médica de Saúde. 14. As conferências, assim como os conselhos de saúde, foram instituídas pelo SUS por qual lei? a) b) c) d) Lei nº 8.140/90. Lei nº 8.142/90. Lei nº 8.144/90. Lei n° 8.146/90.
3 15. Quantos são os Conselhos de Saúde? a) 6. b) 5. c) 3. d) 2. 16. Inicialmente como era composta uma equipe de PSF? a) Um médico, um enfermeiro e um técnico de enfermagem. b) Um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e cinco a seis agentes comunitários da saúde. c) Um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um agente comunitário da saúde. d) Um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e cinco a seis agentes comunitários da saúde. 17. Quais são os princípios fundamentais da atenção básica da saúde no Brasil? a) b) c) d) Integralidade, qualidade, equidade e participação social. Integralidade, ética, moral e participação social. Ética, qualidade, equidade e moral. Ética, qualidade, integralidade e moral. 18. Conforme a Constituição da República Federativa do Brasil no art. 200, qual das alternativas abaixo não compete ao SUS? a) Executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador. b) Ordenar a formação de recursos humanos na área de educação. c) Participar da formulação da política e da execução das ações de saneamento básico. d) Colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho. 19. O que é a promoção da saúde? a) É o atendimento da população somente na unidade de saúde. b) É o agendamento de consultas realizado pelo ACS. c) É a assistência e o tratamento chegando até às moradias, a partir das visitas domiciliares feitas pelo ACS. d) É a administração de medicação feita em domicílio pela equipe de saúde. 20. Em qual âmbito o PACS presta serviço? a) b) c) d) Internacional. Nacional. Estadual. Municipal. 21. Marque a alternativa incorreta quanto ao uso de dois­pontos: a) b) c) d) Emprega­se dois­pontos para anunciar a fala da personagem. Emprega­se dois­pontos para separar orações coordenadas de sentido oposto. Emprega­se dois­pontos para anunciar uma enumeração. Emprega­se dois­pontos para anunciar um esclarecimento.
4 22. Assinale a alternativa onde todas as palavras tenham dígrafo: a) b) c) d) Mulher, cachorro, quarto Guitarra, aguardar, equilíbrio Assinalar, lenhador, piscina Choveu, carro, tranqüila 23. Em todas as alternativas abaixo, há artigos definidos ou indefinidos, exceto em: a) b) c) d) Fui acusado de um crime. Fiquei muito contente com a minha nota. Em certos momentos, vejo­me pensando em ti. Ele passou uns dez dias na fazenda. 24. Assinale a alternativa que possua os substantivos abstrato, próprio e derivado, respectivamente: a) b) c) d) saudade, Brasil, terreiro angústia, país, barbeiro jornal, Pedro, padeiro banana, público, padre 25. Os adjetivos surdo­mudo, triste e bondoso são, respectivamente: a) b) c) d) Derivado, composto, simples Simples, primitivo, comum Composto, derivado, comum Composto, primitivo, derivado 26. “Por favor, empreste­me ............ caneta que está aí perto de você. ....... aqui está falhando, não dá para ............copiar a matéria”. a) b) c) d) essa, Esta, eu esta, Essa, mim esta, Essa, eu essa, Esta, mim 27. Uma das palavras abaixo não é proparoxítona, portanto sua acentuação é incorreta: a) b) c) d) lâmpada rúbrica pêssego cronômetro 28. Assinale a alternativa em que a classificação quanto ao número de sílabas está incorreta: a) b) c) d) timbre ­ dissílabo quantidade ­ polissílabo céu ­ dissílabo cozinha ­ trissílabo
5 29. Emprega­se o ponto de exclamação depois de: 1­ frases exclamativas: Que dia lindo! 2­ Interjeições e onomatopéias: Puxa! Plim­Plim! 3­ Verbo no imperativo: ­ Venha cá! Apague a luz! Verificamos que está(estão) correta(s): a) b) c) d) somente a 1 a 2 e a 3 a 1 e a 3 todas as alternativas 30. Observe a seguinte definição: “São palavras que possuem significados opostos”, trata­se de: a) b) c) d) antônimos homônimos sinônimos parônimos
6 
Fly UP