...

Metas Curriculares de Inglês do Ensino Básico

by user

on
Category: Documents
2

views

Report

Comments

Transcript

Metas Curriculares de Inglês do Ensino Básico
 Metas Curriculares de Inglês Ensino Básico: 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Homologadas a 31 de julho de 2015 Conceição Bravo, Ana Cravo, Eulália Duarte Autoras Conceição Bravo – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve Ana Cravo – Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, Castelo Branco Eulália Duarte – Agrupamento de Escolas Padre João Coelho Cabanita, Loulé Página 1
á i
INTRODUÇÃO Este documento visa estabelecer a articulação entre as Metas Curriculares de Inglês do 1.º ciclo do ensino básico, homologadas a 19 de dezembro de 2014, e as Metas Curriculares de Inglês dos 2.º e 3.º ciclos, homologadas a 13 de maio de 2013. O trabalho surge na sequência da Portaria n.º 260‐A/2014, publicada em Diário da República, 1.ª série, n.º 241, de 15 de dezembro de 2014, que redefiniu, no artigo 14.º, a correspondência entre os níveis de proficiência do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas e os anos de escolaridade para a aprendizagem do Inglês entre o 3.º ano e o 12.º ano, alterando os níveis de proficiência previstos nas Metas homologadas em 2013. Assim, os níveis a atingir na disciplina de Inglês, no ensino básico, entre o 3.º e o 9.º ano, de acordo com a Escala Global do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas são os que se apresentam no seguinte quadro: Utilizador Independente (nível limiar) Utilizador Elementar (nível elementar) Utilizador Elementar (nível de iniciação) B1/B1+ 9.º B1 8.º A2+ 7.º A2 6.º A1+ 5.º A1 3.º/4.º É capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer, etc.). É capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua‐alvo. É capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal. Pode descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projeto. É capaz de compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata (p. ex.: informações pessoais e familiares simples, compras, meio circundante). É capaz de comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais. Consegue descrever de modo simples a sua formação, o meio circundante e, ainda, referir assuntos relacionados com necessidades imediatas. É capaz de compreender e usar expressões familiares e quotidianas,
assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas. Consegue apresentar‐se e apresentar outros e é capaz de fazer perguntas e dar respostas sobre aspetos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem. É capaz de comunicar de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante. Com o intuito de tornar mais clara a sequencialidade e a articulação entre as metas definidas para os três ciclos do ensino básico, apresentam‐se sob a forma de tabela as Metas Curriculares de Inglês para os sete anos obrigatórios de ensino de Inglês. Página 2
á i
TABELAS POR DOMÍNIO DE REFERÊNCIA Página 3
á i
Compreensão Oral/Listening 3.º ano A1 4.º ano A1 5.º ano A1+ 6.º ano A2 7.º ano A2+ 1. Compreender sons, entoações e ritmos da língua
1. Identificar sons e entoações diferentes na língua estrangeira por comparação com a língua materna.
2. Identificar ritmos em rimas, chants e canções em gravações áudio e audiovisuais. 2. Compreender palavras e expressões simples 1. Identificar diferentes formas de cumprimentar (hi, good morning). 2. Identificar diferentes formas de se despedir (bye, see you later).
3. Identificar diferentes formas de agradecer (thanks, thank you).
4. Identificar diferentes formas de elogiar e de incentivar (good, well done). 5. Identificar formas de aceitar e de rejeitar (yes, please/no, thank you). 6. Entender instruções breves dadas pelo professor (come in, colour the sun yellow). 7. Identificar números e datas.
8. Reconhecer vocabulário simples referente aos temas estudados.
3. Compreender palavras e expressões simples
1. Identificar as horas. 2. Identificar palavras e expressões em rimas e canções.
3. Identificar palavras e expressões em pequenas histórias conhecidas. 4. Compreender frases simples, articuladas de forma clara e pausada
1. Entender instruções dadas diretamente para completar pequenas tarefas (pick up the paper, put your hat on). 2. Entender frases sobre os temas estudados.
3. Acompanhar a sequência de pequenas histórias conhecidas.
5. Compreender discursos simples, articulados de forma clara e pausada
1. Identificar palavras e expressões em canções e textos áudio/audiovisuais. 2. Entender pedidos que lhe são dirigidos. 3. Entender informações que lhe são dadas.
4. Entender e reagir a instruções breves (ask João to close the door, tell Maria to switch off the light).
5. Entender perguntas que lhe são feitas.
6. Identificar a ideia global de pequenos textos orais.
6. Compreender, com ajuda, discursos articulados de forma clara e pausada 1. Entender expressões relacionadas com os seus interesses (música, computadores). 2. Entender informações e perguntas que lhe são dirigidas (transportes públicos e horários).
3. Seguir conversas sobre assuntos que lhe são familiares (escola, viagens). 7. Compreender conteúdos simples em programas, produzidos para o seu nível, em meios áudio/audiovisuais 1. Identificar o contexto do discurso.
2. Identificar a ideia principal.
3. Entender informações simples.
8. Compreender discursos quando se fala de forma clara e pausada
1. Seguir instruções detalhadas dadas pelo professor.
9. Compreender conteúdos em programas, produzidos para o seu nível, em meios áudio/audiovisuais
1. Identificar o conteúdo principal do que ouve e vê.
2. Identificar os intervenientes no discurso.
3. Identificar a sequência do discurso.
4. Identificar informação específica.
Página 4
á i
8.º ano B1 9.º ano B1/B1+ 10. Compreender discursos produzidos de forma clara
1. Entender conversas do dia a dia.
2. Seguir uma apresentação breve desde que o tema seja familiar.
11. Compreender diferentes tipos de texto áudio/audiovisual desde que adequados ao nível de conhecimentos do aluno 1. Seguir os aspetos principais em programas de TV sobre assuntos familiares. 2. Seguir instruções (programas de culinária, bricolage).
3. Seguir informações com algum pormenor.
12. Conhecer diferentes tipos de registo com alguma facilidade
1. Distinguir entre discurso formal e informal.
2. Reconhecer características dos falantes através do registo utilizado. 3. Distinguir formas de tratamento com diferentes graus de cordialidade. 13. Compreender, com alguma facilidade, discursos produzidos de forma clara 1. Seguir conversas do dia a dia.
2. Seguir orientações detalhadas, mensagens e outras informações (planos de viagem, boletins meteorológicos, mensagens gravadas). 3. Seguir uma apresentação breve sobre temas estudados.
4. Seguir o essencial de programas de rádio e televisão sobre temas atuais ou de interesse cultural (notícias, documentários). Página 5
á i
Leitura/Reading 3.º ano A1 4.º ano A1 5.º ano A1+ 6.º ano A2 7.º ano A2+ 8.º ano B1 1. Compreender palavras e frases simples 1. Identificar números. 2. Identificar nomes de pessoas e de países.
3. Identificar vocabulário familiar acompanhado por imagens.
4. Ler pequenas frases com vocabulário conhecido.
2. Compreender frases e textos muito simples 1. Identificar vocabulário acompanhado por imagens.
2. Ler pequenas histórias ilustradas, com vocabulário conhecido.
3. Ler frases e pequenos textos em voz alta
1. Pronunciar as palavras de forma suficientemente clara para serem entendidas. 2. Utilizar a entoação e o ritmo adequados.
4. Compreender textos breves e simples
1. Reconhecer informação exposta em locais públicos (closed, open, pull, push). 2. Reconhecer instruções básicas em informática (print, save, copy).
3. Seguir instruções elementares (choose…, fill in…, underline…). 4. Entender o conteúdo de mensagens (postais, convites).
5. Reconhecer informação que lhe é familiar (dados de natureza pessoal, rotinas, hábitos alimentares). 6. Entender textos simplificados de leitura extensiva com vocabulário familiar. 5. Utilizar dicionários elementares com imagens (picture dictionaries)
1. Saber procurar palavras por áreas temáticas abordadas.
6. Ler textos breves sobre assuntos do seu interesse
1. Identificar sinais e avisos em locais públicos (beware of the dog, do not step on the grass).
2. Interpretar instruções e informação específica em documentos (anúncios, horários).
3. Entender mensagens (SMS, e‐mails).
4. Identificar a ideia principal e a informação essencial em textos diversificados (folhetos, anúncios, ementas, páginas da internet). 5. Entender textos de leitura extensiva com vocabulário familiar. 7. Utilizar dicionários bilingues simples (online e em papel)
1. Identificar algumas abreviaturas do dicionário. 2. Saber procurar entradas e seus significados.
8. Ler textos breves de tipologia diversificada 1. Entender cartas pessoais sobre assuntos familiares. 2. Entender textos narrativos sobre temas abordados no domínio intercultural. 3. Identificar informação essencial em textos adaptados de jornais e revistas. 9. Utilizar dicionários bilingues e monolingues
1. Identificar abreviaturas.
2. Saber procurar entradas e seus significados. 10. Ler pequenos textos adaptados de leitura extensiva
11. Ler textos adaptados de tipologia diversificada para recolha de informação 1. Identificar o slogan e o público‐alvo de textos publicitários.
2. Entender textos informativos sobre temas abordados no domínio intercultural (personalidades do meio artístico, o mundo dos adolescentes). 3. Reconhecer a linha geral de argumentação de um texto, mas não necessariamente de forma pormenorizada. 4. Identificar as principais conclusões em textos de opinião. 12. Utilizar dicionários monolingues 1. Reconhecer a organização do dicionário.
2. Saber procurar colocações associadas a alguns verbos estudados (make your bed, do your homework). 13. Ler textos adaptados de leitura extensiva
Página 6
á i
9.º ano B1/B1+ 14. Ler textos, de alguma complexidade, escritos em linguagem clara e corrente 1. Identificar os pontos principais em textos jornalísticos.
2. Entender textos factuais sobre assuntos de interesse pessoal ou cultural. 3. Seguir o essencial em textos argumentativos breves sobre temas culturais e sociais.
15. Utilizar dicionários diversificados 1. Saber procurar sinónimos e antónimos.
2. Saber procurar expressões idiomáticas.
16. Ler textos diversificados de leitura extensiva
Página 7
á i
Interação Oral/Spoken Interaction 3.º ano A1 4.º ano A1 5.º ano A1+ 6.º ano A2 7.º ano A2+ 8.º ano B1 1. Exprimir‐se, com ajuda e de forma adequada, em diferentes contextos 1. Utilizar interjeições/expressões para expressar alegria e surpresa (Great! Wow!). 2. Interagir com o professor, utilizando expressões/frases simples
1. Cumprimentar (good morning Miss Santos, bye James).
2. Agradecer (thanks, thank you).
3. Despedir‐se (bye, see you later).
4. Responder sobre identificação pessoal (When is your birthday, Pedro?/In May.). 5. Responder sobre preferências pessoais (I love summer. And you?/Me too!). 6. Responder sobre temas previamente apresentados e com a ajuda de imagens. 3. Exprimir‐se de forma adequada em contextos simples
1. Utilizar formas de tratamento adequadas quando se dirige ao professor (Mr Silva, Miss Costa).
4. Interagir com o professor e/ou com os colegas em situações simples e previamente preparadas 1. Utilizar palavras e expressões para concordar (me too, so do I). 2. Utilizar palavras e expressões para aceitar e recusar (sure/no, thank you). 3. Perguntar e responder sobre preferências pessoais (What’s your favourite drink?/Orange juice.). 4. Perguntar e responder sobre temas previamente apresentados.
5. Interagir com o professor e/ou com os colegas em situações do dia a dia 1. Utilizar palavras e expressões para cumprimentar, agradecer e despedir‐se. 2. Pedir e dar informações sobre identificação pessoal.
3. Formular perguntas e respostas sobre assuntos que lhe são familiares. 6. Exprimir‐se, com ajuda, de forma adequada a diferentes contextos 1. Diferenciar as formas de tratamento a utilizar com os colegas e com o professor. 2. Fazer sugestões e convites simples (let’s/why don’t we...).
7. Interagir, com alguma ajuda, com um interlocutor em situações familiares previamente preparadas 1. Formular perguntas e dar respostas. 2. Exprimir sentimentos de agrado e desagrado.
3. Indicar concordância e discordância. 4. Pedir algo a alguém (I’d like a sandwich, please).
5. Dar conselhos (you should/shouldn’t...).
6. Pedir informações em lojas e em serviços públicos. 8. Interagir, com alguma ajuda, em diferentes tipos de registo 1. Adequar a forma de tratamento ao interlocutor e ao contexto em situações de role play.
9. Participar num diálogo simples em contextos diferenciados
1. Entender e trocar ideias em situações quotidianas previsíveis.
2. Pedir e dar informações.
3. Pedir e dar sugestões. 4. Estabelecer comparações entre as suas vivências e as dos outros.
5. Iniciar, manter ou terminar uma conversa breve.
10. Interagir, com destreza e correção, sobre assuntos conhecidos, podendo pedir ajuda e reformular o discurso 1. Reagir a sentimentos e atitudes do interlocutor (alegria, tristeza, indiferença, surpresa).
2. Formular perguntas e dar respostas sobre vivências dos jovens em diferentes meios culturais (hábitos alimentares, modas e hobbies). 3. Responder de forma pertinente ao discurso do interlocutor.
4. Trocar informações relevantes e dar opiniões sobre problemas práticos quando questionado diretamente. 5. Combinar com o interlocutor atividades de lazer e do dia a dia (idas ao cinema, encontros).
6. Exprimir situações hipotéticas prováveis e pouco prováveis.
11. Interagir, com destreza e correção, para obter bens e serviços
1. Dar e receber informação sobre quantidades e preços.
2. Reclamar sobre bens e serviços em lojas.
Página 8
á i
9.º ano B1/B1+ 3. Pedir para fazer devoluções em lojas.
12. Interagir, com destreza e correção, em diferentes tipos de registo 1. Usar registo formal e informal em contextos que lhe são familiares (Would you like to go … ?/How about going … ?). 13. Interagir, destreza e correção, sobre assuntos conhecidos
1. Combinar com o interlocutor, via telemóvel, atividades do dia a dia (idas ao cinema, encontros).
2. Trocar informações relevantes e dar opiniões sobre problemas práticos. 3. Interromper ou mudar de assunto e retomá‐lo de forma coerente. 4. Recontar o discurso de outrem.
14. Produzir diálogos, destreza e correção, sobre tópicos da atualidade
1. Usar diferentes graus de formalidade. 2. Trocar ideias, informações e opiniões sobre pessoas, experiências e acontecimentos.
3. Argumentar a favor de e/ou contra uma ideia.
Página 9
á i
Produção Oral/Spoken Production 3.º ano A1 4.º ano A1 5.º ano A1+ 6.º ano A2 7.º ano A2+ 8.º ano B1 9.º ano B1/B1+ 1. Produzir, com ajuda, sons, entoações e ritmos da língua
1. Repetir as letras do alfabeto.
2. Repetir sons e vocábulos conhecidos e memorizados.
3. Pronunciar, com alguma clareza, palavras conhecidas.
4. Repetir rimas, chants e canções ouvidos em meios áudio e audiovisuais. 2. Expressar‐se, com vocabulário muito limitado, em situações previamente preparadas 1. Comunicar informação pessoal elementar: name, age, family.
3. Produzir sons, entoações e ritmos da língua
1. Dizer rimas, chants e cantar canções.
4. Expressar‐se, com vocabulário limitado, em situações previamente preparadas 1. Exprimir agrado e desagrado (I love Christmas pudding, I don’t like turkey). 2. Descrever o que é/não é capaz de fazer (I can ride a bike, I can’t swim). 3. Falar sobre os temas trabalhados.
5. Produzir corretamente sons, entoações e ritmos da língua 1. Articular sons da língua inglesa não existentes na língua materna (cheese, think, three).
2. Pronunciar, com correção, expressões e frases familiares.
3. Usar a entoação adequada em frases simples e conhecidas (afirmações, perguntas e exclamações).
6. Expressar‐se, com vocabulário limitado, em situações previamente preparadas 1. Usar números para expressar pesos e medidas.
2. Exprimir gostos e preferências pessoais (My favourite sport is soccer). 3. Apresentar familiares e amigos.
4. Descrever a sua rotina diária.
5. Falar sobre temas trabalhados.
7. Expressar‐se, com vocabulário simples, sobre assuntos familiares do dia a dia 1. Descrever a família e pessoas conhecidas (traços físicos e de personalidade). 2. Descrever e comparar pessoas e locais.
3. Comparar a sua rotina diária com a dos colegas.
4. Apresentar projetos futuros (I’m going to buy a dog).
5. Descrever acontecimentos e atividades.
6. (Re)contar uma pequena história.
8. Expressar‐se numa linguagem simples e descritiva em situações previamente preparadas
1. Descrever imagens. 2. Falar sobre atividades escolares.
3. Falar sobre atividades de lazer do seu meio cultural.
4. Descrever resumidamente locais, atividades e acontecimentos.
9. Expressar‐se, com destreza e correção, em situações previamente preparadas 1. Descrever acontecimentos e atividades hipotéticas.
2. Apresentar soluções para problemas ambientais.
3. Falar sobre o mundo dos adolescentes.
4. Descrever tradições do seu meio cultural.
5. Expressar a sua opinião.
10. (Re)produzir textos orais, previamente preparados, com pronúncia e entoação adequadas
1. Falar sobre um anúncio, um filme ou um livro.
2. Fazer pequenas apresentações sobre temas do seu interesse.
11. Produzir, de forma simples e linear, discursos de cunho pessoal
1. Expressar opinião sobre os temas estudados.
2. Argumentar a favor de e/ou contra um tema.
Página 10
á i
Escrita/Writing 3.º ano A1 4.º ano A1 5.º ano A1+ 6.º ano A2 7.º ano A2+ 8.º ano B1 9.º ano B1/B1+ 1. Utilizar, com ajuda, palavras conhecidas
1. Legendar imagens. 2. Ordenar letras para escrever palavras associadas a imagens.
3. Preencher espaços lacunares, em frases simples, com palavras dadas. 2. Produzir, com ajuda, frases simples
1. Ordenar palavras para escrever frases.
2. Preencher espaços lacunares em postais e convites.
3. Utilizar palavras conhecidas 1. Legendar sequências de imagens.
2. Preencher espaços lacunares, em textos muito simples, com palavras dadas. 4. Produzir um texto muito simples com vocabulário limitado
1. Preencher balões de fala em sequências de imagens.
2. Escrever sobre si (My name is Pedro. I’m 9 years old…).
3. Escrever sobre preferências (I like pizza, I don’t like fish, I love cats). 5. Produzir, com ajuda, frases simples
1. Redigir mensagens e notas pessoais.
2. Redigir convites e postais (de parabéns, boas festas).
6. Produzir um texto simples, de 20 a 30 palavras
1. Descrever uma imagem usando there is/there are.
2. Descrever‐se a si e descrever a família.
3. Descrever a casa. 7. Completar, de forma guiada, pequenos diálogos
1. Formular perguntas ou redigir respostas sobre temas estudados.
8. Produzir textos de 25 a 35 palavras
1. Descrever uma rotina diária.
2. Descrever a escola. 3. Descrever um acontecimento com a ajuda de tópicos ou imagens. 9. Interagir, com linguagem simples, sobre assuntos do dia a dia
1. Preencher uma ficha com informação pessoal em serviços públicos. 2. Pedir e dar informações por e‐mail ou postal.
10. Produzir textos, de 35 a 50 palavras
1. Escrever sobre pessoas, objetos e rotinas. 2. Escrever diálogos com encadeamento lógico.
3. Descrever planos para o futuro.
11. Interagir, com linguagem frequente, sobre assuntos do dia a dia 1. Escrever ou responder a uma carta informal.
12. Produzir textos, de 50 a 90 palavras, com vocabulário frequente 1. Escrever uma notícia para o jornal da escola.
2. Escrever sobre uma personagem, um museu ou um monumento pesquisados. 13. Interagir sobre assuntos de caráter geral 1. Escrever comentários e mensagens em blogues e redes sociais. 2. Escrever ou responder a uma carta informal/formal. 14. Produzir textos de 90 a 100 palavras, utilizando vocabulário frequente, mas diversificado
1. Escrever comentários subordinados a imagens ou tópicos fornecidos. 2. Recontar um acontecimento descrevendo experiências, impressões, reações ou sentimentos.
3. Escrever sobre os temas da atualidade estudados.
Página 11
á i
Domínio Intercultural / Intercultural Domain 3.º ano A1 4.º ano A1 5.º ano A1+ 6.º ano A2 1. Conhecer‐se a si e ao outro 1. Identificar‐se a si e aos outros.
2. Identificar elementos da família restrita e alargada.
3. Identificar animais de estimação.
4. Identificar vestuário e calçado.
2. Conhecer o dia a dia na escola
1. Identificar objetos e rotinas na sala de aula.
2. Identificar jogos e brincadeiras.
3. Identificar alguns meios de transporte.
3. Conhecer algumas características do seu país e de outros países
1. Localizar diferentes países no mapa.
2. Identificar climas distintos. 3. Identificar elementos da natureza. 4. Identificar festividades do ano. 5. Identificar diferentes tipos de atividades associadas às estações do ano. 4. Conhecer‐se a si e ao outro 1. Identificar festividades em diferentes partes do mundo. 2. Identificar atividades relacionadas com as festividades.
3. Participar em jogos e pequenas dramatizações.
5. Desenvolver o conhecimento do seu mundo e do mundo do outro
1. Identificar o espaço escolar.
2. Identificar partes do corpo humano.
3. Identificar comidas e bebidas.
4. Identificar os espaços à nossa volta.
5. Identificar animais. 6. Identificar os cinco sentidos.
7. Identificar atividades ao ar livre. 6. Conhecer aspetos culturais de países de expressão inglesa
1. Identificar alguns estrangeirismos de origem inglesa (T‐shirt, hamburger, baby‐sitter).
2. Reconhecer bandeiras de alguns países e outros símbolos nacionais (Big Ben, kangaroos).
3. Identificar alguns elementos da família real inglesa. 7. Localizar, no mapa, alguns países de expressão inglesa
1. Identificar: Reino Unido, Irlanda, Estados Unidos, Canadá, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia.
2. Associar capitais e algumas cidades importantes aos países estudados. 8. Conhecer o seu meio e o dos outros para compreender a diversidade 1. Identificar laços de parentesco.
2. Identificar algumas profissões.
3. Identificar características elementares, de personalidade e físicas. 4. Identificar peças de vestuário. 5. Identificar rotinas diárias.
6. Identificar diferentes tipos de alimentos.
7. Identificar as divisões da casa e o mobiliário.
8. Identificar atividades de tempos livres.
9. Reconhecer celebrações e datas festivas.
9. Conhecer aspetos culturais de países de expressão inglesa
1. Associar nacionalidades a países. 2. Reconhecer monumentos e figuras históricas.
3. Reconhecer algumas celebridades e figuras públicas.
10. Conhecer o seu meio e o dos outros para comparar universos diferenciados 1. Comparar diferentes rotinas diárias.
2. Identificar disciplinas, horários e espaços de trabalho e de lazer na escola. 3. Comparar diferentes meios de transporte.
4. Comparar diferentes tipos de habitação.
Página 12
á i
7.º ano A2+ 8.º ano B1 9.º ano B1/B1+ 5. Comparar celebrações e datas festivas.
6. Comparar formas de socialização familiar e convenções sociais: horários e refeições. 11. Compreender a estrutura geográfica e organizacional das Ilhas Britânicas e dos Estados Unidos
1. Reconhecer a diferença entre Grã‐Bretanha e Reino Unido.
2. Identificar a constituição do Reino Unido: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. 3. Identificar alguns estados e algumas cidades importantes nos Estados Unidos da América.
12. Identificar alguns países da União Europeia. 1. Associar nacionalidades a países.
13. Conhecer, com algum pormenor, o seu meio e o dos outros 1. Comparar agregados familiares (hábitos diários, formas de relacionamento). 2. Comparar tipos de habitação e relacioná‐los com o meio envolvente. 3. Comparar celebrações da escola (atividades culturais e desportivas, dias especiais, projetos escolares). 4. Identificar e localizar serviços (lojas, centros culturais e desportivos, instituições). 14. Conhecer alguns aspetos culturais de alguns países de expressão inglesa 1. Identificar personalidades do meio artístico.
2. Identificar monumentos e museus.
3. Identificar locais de interesse a visitar.
15. Conhecer e descrever temas da atualidade 1. Identificar problemas ambientais e soluções possíveis.
2. Identificar meios de comunicação social.
16. Reconhecer a diversidade como uma oportunidade de aprendizagem para todos 1. Identificar hábitos alimentares saudáveis.
2. Entender o mundo dos adolescentes: hobbies, moda, estados emocionais. 17. Conhecer personagens e obras célebres de países de expressão inglesa 1. Identificar personagens do meio artístico, literário, científico e político. 2. Identificar obras de destaque (livros, filmes, quadros).
18. Conhecer universos culturais diferenciados
1. Comparar meios de comunicação social.
2. Identificar alguns fatores que dificultam a comunicação intercultural. 3. Identificar organizações promotoras da mobilidade dos jovens (intercâmbios, campos de férias, voluntariado). 4. Identificar transformações no modo de estar e de viver (saúde, trabalho, lazer, tecnologia).
Página 13
á i
Léxico e Gramática/Lexis and Grammar 3.º ano A1 1. Conhecer vocabulário simples do dia a dia
1. Reconhecer nomes próprios (António, Sue).
2. Reconhecer nomes de alguns países (England, USA).
3. Reconhecer diferentes origens (Portuguese, English).
4. Identificar membros da família restrita e alargada (mother, grandfather).
5. Identificar números até 20. 6. Identificar os dias da semana. 7. Identificar os meses do ano. 2. Conhecer vocabulário relacionado com a escola
1. Identificar pessoas dentro da sala de aula (teacher, student).
2. Identificar objetos dentro da sala de aula (desk, chair).
3. Identificar atividades e jogos dentro e fora da sala de aula (reading, playing hide and seek). 4. Identificar meios de transporte de e para a escola (car, bus).
3. Conhecer vocabulário simples, de forma contextualizada, com base nas estações do ano 1. Identificar vocabulário relacionado com o outono/autumn.
● Condições climatéricas (chilly, cloudy).
● Vestuário e calçado (jumper, shoes).
● Cores (grey/clouds, brown/leaves).
● Atividades (collecting leaves, eating chestnuts).
● Festividades (Halloween). 2. Identificar vocabulário relacionado com o inverno/winter.
● Condições climatéricas (raining, snowing).
● Vestuário e calçado (coat, boots).
● Cores (white/snow, brown/mud).
● Atividades (skiing, drinking hot chocolate).
● Festividades (Thanksgiving, Christmas).
3. Identificar vocabulário relacionado com a primavera/spring.
● Condições climatéricas (warm, mild).
● Vestuário e calçado (dress, sandals).
● Cores (black/bees, red/flowers).
● Atividades (picking flowers, having a picnic).
● Festividades (Easter). 4. Identificar vocabulário relacionado com o verão/summer.
● Condições climatéricas (hot, sunny).
● Vestuário e calçado (t‐shirt, shorts).
● Cores (yellow/sun, blue/sea).
● Atividades (swimming, eating ice cream).
4. Conhecer, de forma implícita, algumas estruturas elementares do funcionamento da língua 1. Usar lexical chunks ou frases que contenham:
● Nouns in the singular and in the plural (boot/boots, pen/pens). ● Adjectives (brown dog, sunny day, hot chocolate). ● Determiners (this is my book, that’s your pencil). ● Personal Pronouns (I’m from Portugal, he’s 8 years old, they’re English). ● Prepositions of Place: in, on, under, near (put a tick in the box, the pen is on the table). ● Prepositions of Time: in, on, at (in the morning, on my birthday). ● Imperative (clap your hands, stand up, look at the picture).
● Verb to be.
● Verb to have (got). ● Present Simple (I love summer, he hates winter).
● Present Continuous (the man is wearing boots, they are playing hide and seek). ● Question Words: what, where, when, how, how old (What’s your name? How are you?).
Página 14
á i
4.º ano A1 5. Conhecer vocabulário simples do dia a dia
1. Identificar numerais cardinais até 100.
2. Identificar numerais ordinais nas datas.
3. Identificar as horas (eight o’clock, half past nine).
6. Conhecer vocabulário com base nos temas apresentados 1. Identificar vocabulário relacionado com o espaço escolar/at school.
● Diferentes espaços na escola (playground, library).
● Atividades na escola (singing, running).
● Reciclagem na escola (don’t litter, pick up papers).
● Ecopontos (yellow bin, green bin).
2. Identificar vocabulário relacionado com o corpo humano/our body.
● Rosto (eyes, mouth). ● Corpo (legs, arms). 3. Identificar vocabulário relacionado com comidas e bebidas/food is great.
● Alimentação saudável (fruit, milk).
● Snacks (sandwiches, juice). 4. Identificar vocabulário relacionado com os espaços à nossa volta/where we live. ● Tipos de casa (house, flat). ● Divisões da casa (kitchen, bedroom).
● Locais e edifícios (park, hospital).
5. Identificar vocabulário relacionado com animais/let’s visit the animals.
● Animais e sons (cat/meow, mouse/squeak).
● Animais na quinta (cow, horse).
● Animais do jardim zoológico (lion, zebra).
6. Identificar vocabulário relacionado com os cinco sentidos/the five senses.
● Taste (taste the sweet orange).
● Touch (feel the fluffy dog). ● Sight (look at the photos). ● Hearing (hear the dog barking).
● Smell (smell the flowers). 7. Identificar vocabulário relacionado com o sol/the sun is shining.
● Atividades ao ar livre (playing on the beach, having a picnic).
● A praia (sand, sea, sun). ● Proteção contra o sol (hat, sunscreen, sunglasses).
7. Compreender algumas estruturas elementares do funcionamento da língua
1. Reconhecer e utilizar as estruturas dadas, de forma implícita, no 3.º ano.
2. Usar lexical chunks ou frases que contenham:
● Articles: a/an, the. ● Nouns in the singular and in the plural ‐s/‐es.
● Possessive Case: ’s/’. ● Connectors: and, but, or. ● Determiners: this, that, these, those.
● Prepositions of Place: next to, behind, in front of (sit next to João, stand behind the table).
● Prepositions of Time: at, on, after (at two clock, after school).
● May, can/can´t. ● Let’s (Let’s go to the beach!).
● Positive, negative, question forms and short answers with to do.
● Question Words: who, whose (Who is your teacher? Whose book is this?). Página 15
á i
5.º ano A1+ 6.º ano A2 8. Compreender formas de organização do léxico e conhecer algumas estruturas elementares do funcionamento da língua Articles 1. Distinguir entre a e an (indefinite). 2. Distinguir algumas situações de uso e de omissão de the (definite). Nouns 3. Reconhecer os plurais irregulares de alguns nomes (child‐children, man‐men).
Possessive Case 4. Reconhecer situações que requerem o uso de of (the end of the story). Adjectives 5. Reconhecer que os adjetivos em inglês não variam em género ou em número. 6. Identificar a posição do adjetivo na frase. 7. Conhecer opostos (early/late; fast/slow). Connectors 8. Usar because e so.
Determiners 9. Usar my, your, his, her, its, our, their.
Adverbs 10. Usar every day, never, sometimes, usually, always (frequency). 11. Usar today, now, still (time). Pronouns 12. Usar me, you, him, her, it, us, them (personal).
13. Usar mine, yours, his, hers, ours, theirs (possessive). Prepositions 14. Usar at, in front of, behind, opposite, under, above, below (place). 15. Usar to, onto, into (movement). Quantifiers 16. Usar some e any. Verbs 17. Usar os verbos to be, there + to be e to have (got), no present simple, nas formas afirmativa, negativa e interrogativa. 18. Usar as formas abreviadas dos verbos to be, there + to be e to have. 19. Usar verbos no present simple. 20. Usar o verbo to do, no present simple, como auxiliar nas formas negativa e interrogativa. 21. Usar verbos no present continuous. 22. Usar I like/hate + ‐ing form. 23. Responder a perguntas, utilizando short answers na afirmativa e na negativa. 24. Reconhecer o imperative quando são dadas instruções. 25. Usar let’s…/why don’t we... . 26. Usar alguns phrasal verbs (put on, hang up, look for). 27. Conhecer alguns verbos e seus antónimos (pass/fail, lend/borrow). Question Words 28. Formular e responder a perguntas, começando por who, what, when, where, why, which,
whose, how, how old, how many. Lexical Chunks 29. Apropriar‐se de novos itens lexicais, relacionados com as áreas temáticas previstas no domínio intercultural. Language ƒ Terminação em ‐s, ‐es, ‐ies na 3.ª pessoa do singular, present simple. Awareness ƒ Verbo to be para dizer/perguntar a idade. ƒ To be + adjective (I’m cold / I have cold). ƒ There is/there are para exprimir “existe/há”. ƒ Short answers, usando o auxiliar (Do you like chocolate? Yes, I do/ Yes, I like). ƒ How high …/how tall …/how big …? 9. Compreender formas de organização do léxico e conhecer algumas estruturas frequentes do funcionamento da língua Adjectives 1. Usar o comparative (regular and irregular forms).
2. Usar o superlative (regular and irregular forms). Connectors 3. Usar when e while.
4. Usar then, later, after that. Adverbs 5. Usar often, hardly ever, once, twice (frequency).
6. Usar yesterday, tomorrow (time). Pronouns 7. Usar myself, yourself, herself, himself, ourselves, yourselves, themselves (reflexive).
Prepositions 8. Usar across, through, towards (movement).
9. Usar adjective + preposition (I’m afraid of dogs, I’m good at sport). Página 16
á i
Verbs 7.º ano A2+ 8.º ano B1 10. Usar os verbos to be, there + to be, to have (got), no past simple, nas formas afirmativa, negativa e interrogativa. 11. Usar verbos regulares e irregulares mais frequentes, no past simple, nas formas afirmativa, negativa e interrogativa. 12. Usar o verbo to do, como auxiliar, no past simple, nas formas negativa e interrogativa. 13. Expressar a ideia de futuro com going to. 14. Usar o modal verb should/shouldn’t. Word Formation 15. Reconhecer processos de formação do advérbio (adjective + ‐ly). Lexical Chunks 16. Apropriar‐se de novos itens lexicais, relacionados com as áreas temáticas previstas no domínio intercultural. Language ƒ Uso obrigatório do sujeito (It’s raining vs is raining).
Awareness ƒ Past simple com auxiliar: I didn’t go to school/I didn’t went to school. ƒ Uso de do/make, see/watch/look at. ƒ Uso de verb + like (what does he look like?, what’s it like?). ƒ Uso de want/would like. ƒ Uso de once, twice… . 10. Compreender formas de organização do léxico e conhecer algumas estruturas frequentes do funcionamento da língua Connectors 1. Usar so, therefore, however.
Pronouns 2. Usar somebody, someone, something, somewhere em frases afirmativas. 3. Usar anybody, anyone, anything, anywhere em frases negativas e interrogativas. 4. Usar nowhere, no one, nobody, nothing em frases com o verbo na afirmativa, mas que exprimem uma ideia negativa. If Clauses 5. Usar zero and first conditional para exprimir situações hipotéticas. Verbs 6. Usar os verbos no future, com will/won’t + bare infinitive. 7. Expressar a ideia de futuro com present continuous. 8. Usar os modal verbs will/won’t, may/might. 9. Usar os verbos no past continuous. 10. Referir‐se a duas ações no passado, utilizando when + past continuous + past simple. 11. Reconhecer e utilizar alguns phrasal verbs nos tempos verbais estudados (take off, hand in). Word Formation 12. Reconhecer alguns compounds (bookshelf, staircase).
13. Reconhecer processos de formação de palavras por prefixação e sufixação (happy/unhappy/happiness, teach/teacher). Lexical Chunks 14. Apropriar‐se de novos itens lexicais, relacionados com as áreas temáticas previstas no domínio intercultural. Language ƒ Uso de tonight, tomorrow, this weekend… para planos futuros com o present continuous.
Awareness ƒ Particularidades do uso da negativa (I didn’t see anything/I didn’t see nothing). 11. Compreender formas de organização do léxico e conhecer estruturas de alguma complexidade Nouns 1. Usar countable e uncountable nouns.
Adjectives 2. Identificar a ordem de vários adjetivos que qualificam o mesmo nome. 3. Usar so + adjective. Relative Pronouns 4. Usar who, which, whose e that. Quantifiers 5. Usar much, many, a lot of/lots of, a few, a little.
Connectors 6. Usar as, since, in order to.
If Clauses 7. Usar second conditional para exprimir situações hipotéticas. Verbs 8. Descrever acontecimentos no passado com used to/didn’t use to. 9. Usar os verbos no present perfect. 10. Usar o present perfect com for, since, just, already, never/ever, yet. 11. Distinguir quando deve utilizar o past simple e o present perfect. 12. Usar would/wouldn’t, could/couldn´t, must/mustn’t e have to. 13. Usar alguns phrasal verbs (switch on, log in). Lexical Chunks 14. Apropriar‐se de novos itens lexicais, relacionados com as áreas temáticas previstas no domínio intercultural. Language ƒ Diferença entre I used to…/I usually… .
Awareness Página 17
á i
9.º ano B1/B1+ 12. Compreender formas de organização do léxico e conhecer estruturas de alguma complexidade Connectors 1. Usar both … and, either … or, neither … nor. 2. Reconhecer although, even though, despite, in spite of. Relative Pronouns 3. Omitir who, which, that quando o pronome tem a função de objeto na frase.
Reported Speech 4. Reproduzir, no discurso indireto, afirmações, perguntas e ordens introduzidas por verbos no present simple e past simple. Verbs 5. Usar ask, answer, say, tell, explain, suggest no discurso indireto. 6. Distinguir verb + infinitive (forget to go) de verb + ‐ing form (suggest going). 7. Usar o past perfect. 8. Usar o present perfect continuous. Passive Voice 9. Usar a voz passiva no present simple e no past simple.
Question‐tags 10. Usar question‐tags.
Idioms 11. Reconhecer algumas expressões idiomáticas mais frequentes (body idioms, food idioms).
Lexical Chunks 12. Apropriar‐se de novos itens lexicais, relacionados com as áreas temáticas previstas no domínio intercultural. Language ƒ Uso de say e tell.
Awareness ƒ Uso de will e going to (predictions). ƒ Distinguir diferentes situações que requerem o uso ou omissão de the. Página 18
á i
Fly UP